Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Zabaione salgado


Vocês devem conhecer o Zabaione como sobremesa, antes de ontem fiz o zabaione salgado como um molho para peixe, ficou bem gostoso e leve.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zabaglione ou zabaione é uma sobremesa italiana, muito leve, que se obtém batendo gemas, açúcar e vinho Marsala numa tigela colocada dentro de um tacho com água a ferver.
O zabaglione parece ser conhecido na Itália há muitos séculos. Diz-se que a arte de prepará-lo era conhecida dos cozinheiros que acompanharam a Catarina de Médicis quando ela foi para França, para casar com Henrique de Orléans, futuro rei desse país. Catarina tinha tinha então (1533) apenas 14 anos. Com os seus cozinheiros, os franceses aprenderam não só a receita do sabayon, como lhe chamaram na França, mas muitas outras especialidades italianas.

1 Posta alta de peixe
1 Dente de alho amassado
Azeite à gosto
Sal à gosto

Zabaione salgado
3 Gemas
1 Limão (zeste e suco)
½ Colher de café de Sal
1 Colher de sopa de Manteiga

Zeste - Termo francês que se refere à parte externa da casca das frutas cítricas, onde se concentram cor, perfume e óleos aromáticos. Para sua utilização, deve ser retirada com faca pequena ou com um descascador apropriado, de forma a não trazer junto a parte branca e amarga da casca.

Modo de preparo:

1-     Tempere o peixe com um pouco de sal e coloque o alho apenas de um lado.

2-     Aqueça uma frigideira com azeite, coloque o peixe com a parte com o alho voltada para cima. Deixe fritar dos dois lados e ficar dourado. Reseve.

3-     Para o molho: usar duas panelas para banho maria, ou uma panela e uma vasilha de metal para colocar em cima da outra (importante: a água do banho maria não pode encostar em cima da vasilha de cima).

4-     Colocar na vasilha as gemas, a zeste do limão, o suco do limão e o sal, bater com um fouet e colocar no banho maria batendo sem parar (quando a gema mudar de cor e de consistência parecendo um molho) acrescentar a manteiga. Demora uns 5 minutos batendo. Servir em seguida.

Obs: É um molho muito leve, mas você tem que fazer e servir na hora.

Se a temperatura do banho maria for muito alta o molho desanda.

Servi com um purê de batata com alho assado.

Apesar da manteiga que usei no molho acho que esse peixe combinaria muito com um Chardonay sem madeira pois o sabor do limão ficou bem pronunciado.

 

Purê de batata

4 Batatas médias cozidas e espremidas

1 Gema

100 gr de queijo parmesão ralado

+ ou - 100 ml de leite

Noz moscada à gosto

5 Dentes de alho assados e espremidos

Sal à gosto

 

Modo de preparo:

1- Coloque as batatas cozidas e espremidas em uma panela. acrescente o leite, o queijo ralado, o sal, o alho e a noz moscada, misture e coloque a gema por último. Misture bem.

2- Leve ao fogo médio mexendo sem parar.

Se gostar de um purê mais consistente coloque menos leite, menos consistente mais leite.

Para assar o alho é só levar uma cabeça de alho inteira ao forno médio de 15 a 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, comentário, observação, será bem vindo...