Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Torta crocante com aligot

Aligot é um prato tradicional feito em L ' Aubrac (Aveyron, Cantal, Lozère) na região sul do Maciço Central da França, feita de derreter o queijo Tomme misturado com purê de batata, muitas vezes com algum alho. To make a consistent texture, other cheeses — usually not fully ripe — can be substituted for Tomme cheese . Para fazer uma textura consistente, queijos outros - geralmente não completamente maduros - pode ser substituído por queijo Tomme.
The dish is ready when it develops a smooth, elastic texture. O prato está pronto quando se desenvolve uma textura macia e elástica. In France, sometimes a large amount is made in a huge pot and is sold fresh to those who would like to buy it at the market. Na França, por vezes, uma grande quantidade é feita em uma panela grande e é vendida fresca para os que gostariam de comprá-lo no mercado. The Larousse Gastronomique (1997 edition) reports that there is also "un aligot sucré" (aligot sweet") which is made with rum . [ 2 ] O Larousse Gastronomique (edição de 1997) relata que existe também "sucre Aligot un" (Aligot doce), que é feito com rum .
This dish was originally made from bread by monks who prepared it for the pilgrims on the way to Santiago de Compostela , but potatoes were substituted after their introduction to France, because they allowed a more desirable consistency. [ 2 ] Este prato foi originalmente feito de pão, por monges que o preparou para os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, mas as batatas o substituíram após a sua introdução para a França, porque permitiu uma consistência mais desejável.

Pensei em fazer essa torta com batata “chips” nas bordas e o recheio de purê ou aligot intercalado com outros recheios como carnes, peixes, queijos, etc.

Torta crocante com aligot




Base da torta
4 Batatas médias
100 g de Manteiga derretida
Sal à gosto

Modo de preparo:
1-     Descasque e lave as batatas, fatie as batatas bem finas com um mandolin (aquela peça que faz batatas chips, tem uma definição aqui no blog). Seque as batatas com papel toalha.
2-     Peque um ramequim pequeno, unte com a manteiga derretida e vá colocando as batatas para formar como se fosse a massa da torta (coloque no fundo do ramequim e em toda volta). Pincele a manteiga nas batatas dentro dos ramequins e tempere com pouco sal.
3-     Leve ao forno pré-aquecido a 200oC por aproximadamente 15 minutos (depende do forno) até ficar dourada e crocante.
4-     Para a tampa da torta unte uma folha de papel alumínio com manteiga derretida, coloque as fatias em cima da manteiga formando a tampa da torta, leve ao forno pelo mesmo período do ramequim.
5-     Quando a base estiver dourada e crocante tire do fogo, coloque carne moída até metade do ramequim, cubra com o aligot, coloque a tampa que está no papel alumínio e volte ao forno para aquecer, sirva em seguida.


Aligot
500 g de Purê de Batata (batatas cozidas e espremidas)
1 Colher de sopa de Azeite
3 Dentes de Alho espremidos sem o miolo
1 Gema
1 Colher de sopa cheia de manteiga
250 ml de Creme de leite fresco
250 g de Queijo Coalho
250 g de Queijo Meia cura
Sal e Pimenta-do-reino branca, moída na hora

Modo de preparo:
1-     Em uma panela de teflon coloque o azeite e o alho e frite um pouco (não deixe muito dourado), acrescente o purê, a manteiga, a gema e vá colocando devagar o creme de leite.
2-     Acrescente os queijos e mexa, fogo mínimo, na menor boca do fogão.
3-     O ponto fica igual à chicletes.
4-     O aligot é um purê bem elástico.

Carne moída
300 g de Patinho ou acém moído
60 ml de Azeite
2 Dentes de alho moídos sem o miolo
1 Limão
50 ml de molho de soja
30 g de Azeitonas verdes fatiadas

Modo de preparo:
1-     Aqueça uma panela com o azeite, coloque a carne moída e vá mexendo, adicione o alho e deixe fritar.
2-     Quando a carne estiver quase toda refogada adicione o suco do limão, o molho de soja e as azeitonas.
3-     Deixe no fogo alto mexendo até a água secar quase toda.