Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ossobuco com polenta mole

Dia 27/04 estive no estúdio do Ivam Grambek e fiz alguns pratos e ele fotografou.
A comida ficou bem gostosa, harmonizamos com um vinho italiano, mas ele é especialista em fotos, as imagens falam por si só...

Voul-au-vent de shitake


A massa folhada você corta e assa conforme as instruções do fabricante.
Para o shitake eu fatiei o shitake, piquei várias ervas frescas (alecrim, salsa, tomilho, sálvia), coloquei manteiga e um fio de azeite em uma saltese (frigideira), deixei aquecer, coloquei o cogumelo, deixei uns 2 minutos, acrescentei as ervas, corrigi o sal e servi sobre o canapé.

Ossobuco com polenta mole


Primeiro usei um excelente ossobuco da Cowpig, você amarra um barbante em volta dele para ele se manter, salpica um pouco de trigo e tempera com pouco sal, e sela rapidamente dos dois lados para dar cor e manter o tutano no osso.
Piquei Cenoura, cebola, salsão e alho poró (Mirepoix) em brunoise (cubos bem pequenos), levei à panela que selei a carne e deixei dourar para caramelizar.
Para a receita do caldo de legumes veja a receita AQUI
Voltei a carne, coloquei vinho tinto e um pouco de água, e salpiquei um pouco de sal.
Levei ao fogo até começar a ferver, abaixei o fogo e deixei cozinhar tampado de 2 a 3 horas (sempre olhando se a água não secou).
Para polenta usei uma semolina grossa de milho, própria para polenta, fiz um caldo de legumes rápido com o mirepoix, tirei os legumes e com o caldo fervendo fui acrescentando lentamente a semolina e mexendo, quando estava na consistência que queria parei de colocar a semolina, abaixei o fogo e fui mexendo sem parar.
Corrigi o sal, acrescentei manteiga gelada para dar cremosidade, um pouco de parmesão ralado e servi.

Veja a receita completa e harmonização em Casa com Vinho

Harmonizamos com o vinho:



Mil folhas de pera confitada com massa folhada e creme patissier



Assei as placas de massa folhada, fiz o creme patissier (ao invés de aromatizar com fava de baunilha usei cravo, canela e algumas pimentas), confitei as peras com especiarias, fiz a montagem e polvilhei açúcar de confeiteiro para finalizar.

Comemos bem, mas as fotos são fantásticas, valeu Grambek...


Um comentário:

  1. É deu mesmo água na boca.Porque não me convidou???
    Beijos de luz

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, comentário, observação, será bem vindo...