Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

Salmão na folha de bananeira

No sábado antes do dia das mães fizemos um almoço para comemorar.
Fiz um salmão na folha de bananeira, bem fácil de fazer e o pessoal adorou.

Salmão na folha de bananeira

Cortei postas grossas de salmão, fiz um molho com dill picado, raspas e suco de limão siciliano, azeite e pouco sal.
Coloquei esse molho em cada posta, após passar as folhas cortadas e lavadas pela chama do fogão, coloquei o salmão na folha e amarrei com barbante.
Cobri o fundo da assadeira com as folhas, coloquei o salmão enrolado e coloquei folhas por cima para cobrir.
Quando as pessoas chegaram foi só levar ao forno por no máximo 10 minutos, depende do forno e de como você quer servir, menos ou mais passado.
Para servir tirei de dentro das folhas, e servi o molho à parte. Acrescentei ao molho pimenta dedo de moça bem picada.

E para sobremesa fiz brownie de chocolate e sorvete de frutas vermelhas.

Brownie com sorvete de frutas vermelhas

A pedidos estou colocando as receitas do brownie e do sorvete...

Existem várias receitas de bownie na internet, o segredo para o brownie ficar úmido é o forno. Deixar o tempo certo, e como cada forno é diferente (as temperaturas variam) o certo é você testar no seu forno.

Ingredientes
200 g de manteiga

170 g de chocolate meio amargo
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
170 g de chocolate branco

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
2. Passe a farinha e o fermento em pó pela peneira para uma tigela. Pique grosso o chocolate branco e misture com a farinha e o fermento. Reserve.
3. Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique o chocolate meio amargo. Transfira para a tigela e junte a manteiga.
4. Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água encostar no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, misture bem com a manteiga. Assim que a mistura ficar lisa, retire do banho-maria.
5. Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e, aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido. (Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.)
6. Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com o chocolate branco, mexendo delicadamente. Transfira a massa para a assadeira untada.
7. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme. (Se assar demais, vira bolo, e não brownie.)
8. Se quiser servir o brownie quente, deixe esfriar e desenforme. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 160ºC (temperatura média) por 5 minutos.

Essa receita eu peguei do site http://panelinha.ig.com.br/site/receita/receita.php?id=422 da Rita Lobo.

Eu gosto de colocar nozes no Brownie, nesse eu não coloquei nem as nozes nem o chocolate branco pois eu ia combinar com o sorvete de frutas vermelhas.

Sorvete de frutas vermelhas

Ingredientes
500g de Frutas vermelhas congeladas (amora, framboeza, mirtilo, morango) use o que preferir
150g de frutas frescas (a receita original sugere mirtilo, eu usei ameixa vermelha)
4 colheres de sopa de Mel
500g de Iogurte natural
Algumas Folhas de hortelã

Preparo
1- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata e leve para o freezer até a hora de servir.

Essa receita peguei do site http://www.jamieoliver.com/ do Jamie Oliver, como ia servir com o brownie quis deixar o sorvete leve e fresco e usei só o iogurte como indica a receita. Ele quase parece um sorbet pois o iogurte tem pouca gordura.
As pessoas na minha casa acharam um pouco forte o gosto das frutas, sugiro usar creme de leite fresco batido no ponto de chantilly, também para deixar o sorvete mais cremoso, porém ele ficará mais pesado e calórico.

2 comentários:

  1. Gisele Santos Bocci19/05/2012 19:38

    Oi Ka !

    eu sou apaixonada por Brownie. Eu queria saber se esse fica molhada por dentro e se vc poderia me apssar a receita do sorvete e do brownie. Bjs e parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, entre novamente no blog, coloquei as receitas.... bjs

      http://karinapapa.blogspot.com.br/2012/05/salmao-na-folha-de-bananeira.html

      Excluir

Deixe seu recado, comentário, observação, será bem vindo...