Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Emagreci 30kg...

Bom dia,

Meu nome é Karina Papa, sou Chef de cozinha e Sommelière. Na verdade sou administradora e após 20 anos de profissão resolvi jogar tudo pro alto e começar tudo de novo.
Desde então tenho trabalhado e me especializado em gastronomia e vinhos (duas paixões, em que nunca deixamos de estudar).
Desde criança/adolescente me lembro de lutar contra a balança, e apesar de sofrer muito preconceito minha fuga foi estudar e trabalhar, deixando de me cuidar pois é mais fácil fugir que enfrentar o problema.



Em 2011 estava terminando o curso de gastronomia e cheguei ao meu limite, tenho 1,68mts e cheguei a pesar 117Kg.
Já tinha feito várias dietas, já havia tomado medicamentos, já tinha entrado e saído de academias várias vezes e por vários motivos como mudar de cidade.
Então ia tentar fazer a cirurgia bariátrica. Entrei no grupo do plano de saúde, participei de todas as palestras, tive orientação de nutricionista e psicóloga do grupo.
Na última palestra nos falaram: com a cirurgia você pode morrer, pode engordar tudo de novo, tem que fazer reposição de ferro durante o resto da vida, tem que ficar 1 ano sem tomar vinho (eu estava finalizando o curso para sommelier), tem que ficar 1 mês tomando sopa fria.
Resultado: desisti da cirurgia. Comecei a fazer terapia.



Nessa época fui trabalhar em São Paulo em um restaurante com uma proposta muito interessante, porém os donos eram um casal de caloteiros. Me prometeram mundos e fundos, não pagaram nem minhas idas e vindas, nem minha hospedagem.
Fiquei um mês e meio trabalhando dia e noite. Não comia, apenas jantava. Quando percebi que não iam pagar resolvi voltar para Sorocaba.
Mas, como tudo tem os dois lados, comecei a emagrecer sem perceber. Quando voltei não tinha mais apetite, então aproveitei e fiz reeducação alimentar.



Emagreci +- 30kg em aproximadamente 1 ano.
Estava me sentindo muito bem, se não fossem as dores na coluna. Como chef muitas vezes trabalhamos de 18 a 20 horas de pé.
Fui ao ortopedista e descobri que tenho lordose, escoliose e bico de papagaio.
Tentei com o plano de saúde uma cirurgia de redução de mamas pois elas foram um dos motivos para os problemas de coluna. Negaram.



Não me conformei pois quem faz a bariátrica tem direito à cirurgias como essa e como tirar o excesso de pele. Entrei na justiça e consegui a cirurgia.
Nesse momento estou esperando para conseguir um horário com a cirurgiã e agendar a cirurgia.
Enquanto isso vou à academia todo dia com a orientação de um personal excelente. Entrei em um grupo de corrida que ele tem. Tenho que confessar: odeio fazer academia, mas é a musculação que me fortalece para conseguir correr.



Também fui procurar uma nutricionista fantástica, que faz a indicação nutricional personalizada (a maioria segue um roteiro e indica a mesma base para quase todo mundo).
Continuo emagrecendo como podem ver na foto.
Gente não é fácil, mas não tem milagre, e todo mundo sabe o que tem que fazer: reduzir a alimentação e realizar atividade física.
Uma grande dificuldade que estou tendo: tenho que comer claras 2 vezes por dia (depende do dia). A nutricionista falou: pode ser como você quiser (pocheada, cozida, omelete...). O problema é que todas as maneiras tem o mesmo gosto: de claras.
Vou ajudar quem também tem essa dificuldade e vou inventar formas de preparo e compartilhar com vocês...
Mas quem tiver ideias, por favor me escreva...

Espero ajuda-los a se estimular... Vale a pena nos cuidarmos e nos amarmos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, comentário, observação, será bem vindo...